quinta-feira, janeiro 10
Entrelinhas do Opressor e do Oprimido...
Sinto necessidade de materializar em termos objectivos, os "insight" que vou tendo quando aprofundo terminados temas.
Neste momento, questiono-me sobre a aplicabilidade da astrologia na identificação das áreas de vida onde fomos e ainda podemos ser vitimas de opressão, assim como, as áreas de vida onde podemos ter sido ou ainda somos opressores.
O teatro-fórum do Grupo de Teatro do Oprimido (GTO), pretende ser uma "ferramenta" de transformação social, que permite à(s) pessoa(s) vítima(s) de opressão, num espaço protegido, recriarem através da arte do teatro, a simulação da situação opressão-oprimido e provocar no público que está assistir um momento de debate/reflexão, onde o público é incentivado a ir para o palco assumir o papel de oprimido (role-play), e tentar encontrar alternativas para dissolver ou ultrapassae a situação de oprimido/opressor.
O objectivo é que o(s) oprimido(s) não se conformem com a sua situação, e questionarem-se sobre as várias alternativas para adquirirem coragem e poder na resolução da sua condição de opressão. Ao mesmo tempo, permite também ao público provocar a sua consciência sobre os aspectos éticos e morais em causa, através de um processo de (des)construção dos seus valores, crenças, preconceitos e estereótipos.
Em termos astrológicos, penso que as situações ou áreas de vida em que podemos nos sentir "oprimidos", são:
- A casa e signo onde se encontra o planeta Saturno (simboliza limitações e opressões), e as casas regidas por saturno.
- A casa XII, penso que também pode ser entendida por uma casa que pode nos limitar e sentirmo-nos em condição de opressão.
- As casas onde os planetas estão em queda ou em deterimento.
- E os aspectos mais tensos (quadratura, oposição) dos planetas pessoais a saturno.
Como "opressores", penso que os indicadores poderão ser estes:
- A casa e signo onde se encontra, Plutão, Marte e Urano.
- Aspectos desafiadores de Plutão/Marte/Urano aos planetas pessoais.
- Planetas em exaltação ou com aspectos desafiadores a Plutão, Marte e Urano, na casa VIII, X, I
Não fiz ainda nenhum estudo aprofundado sobre este cruzamento de informação, sendo que é um ensaio ainda especulativo e por aprofundar. Se houver alguém interessado neste tema e que queira colaborar comigo, pode sempre enviar um e-mail.
Entrelinhas de um Novo Ano 2008
Na sequência do post anterior, tenho andado a verificar experimentalmente os efeitos do retorno de Saturno. Essas mudanças têm sido expressivas a vários níveis, quer ao nivel pessoal, profissional e relacional.
Em termos pessoais, tenho sentido um maior interesse no desenvolvimento da minha criatividade de forma estruturada. Estive a frequentar uma formação em Técnicas de Teatro-Fórum do Grupo de Teatro do Oprimido de Lisboa, que foi uma experiência muito rica quer ao nível pessoal, como profissional, pela sua utilidade no trabalho que pretendo desenvolver com jovens.
Também em termos pessoais e "profissionais", tenho aprofundado o meu interesse e conhecimento na área da astrologia, em que tenho recebido pedidos para dar consultas de astrologia e para fazer a interpretação do mapa astrológico natal por escrito! Uma excelente prenda para oferecer nos aniversários ;-)
Também tenho sentido e reflectido mais sobre a forma como ando a gerir o meu tempo, as minhas prioridades e a minha necessidade de disciplina.
Acredito que este ano vai ser de grandes desafios, em que o sentido de responsabilidade e de produtividade vai ter de prevalecer.
Desejo-te a todo/a(s) um bom ano 2008!