terça-feira, março 14

 

Entrelinhas da Física Moderna...

Desde algum tempo que começei a ter um certo fascinio por temas ligados à física quântica, estudo da consciência, filosofias-espirituais orientais... A descoberta do Físico Quântico, Fritjof Capra, através do conhecimento dos seus livros, teve um impacto brutal sobre mim. Senti-me identificado pela sua visão do mundo, na articulação entre o conhecimento científico ocidental com a filosofia oriental, num novo paradigma sistémico bio-psico-socio-cultural-ecológico-espiritual!
Das suas obras, destacam-se "O TAO DA FÍSICA" que estabelece uma exploração entre a física moderna (relatividade, física quântica, física das partículas)e as filosofias e pensamentos orientais tradicionais, como o taoísta de Lao Tsé, o Budismo (incluindo o zen) e o Hinduismo. Surgido nos anos 70, O Tao da física busca os pontos comuns entre as abordagens oriental e ocidental da realidade. http://www.ime.usp.br/~cesar/projects/lowtech/ep2/tao/tao.htm

"O PONTO DE MUTAÇÃO"
com uma aguda crítica ao pensamento cartesiano na Biologia, na Medicina, na Psicologia e na Economia, explica como a nossa abordagem, limitada aos problemas orgânicos, nos levou a um impasse perigoso, ao mesmo tempo em que antevê boas perspectivas para o futuro e traz uma nova visão da realidade, que envolve mudanças radicais em nossos pensamentos, percepções e valores.
Essa nova visão inclui conceitos de espaço, de
tempo e de matéria, desenvolvidos pela Física subatômica; a visão de sistemas emergentes de vida, de mente, de consciência e de evolução; a correspondente abordagem holística da Saúde e da Medicina; a integração entre as abordagens ocidental e oriental da Psicologia e da Psicoterapia; uma nova estrutura conceitual para a Economia e a Tecnologia; e uma perspectiva ecológica e feminista.
Citando o I Ching – "Depois de uma época de decadência chega o ponto de mutação" – Capra argumenta que os movimentos sociais dos anos 60 e 70 representam uma nova cultura em ascensão, destinada a substituir as nossas rígidas instituições e suas tecnologias obsoletas. Ao delinear pormenorizadamente, pela primeira vez, uma nova visão da realidade, ele espera dotar os vários movimentos com uma estrutura conceitual comum, de modo a permitir que eles fluam conjuntamente para formar uma força poderosa de mudança social.

"A TEIA DA VIDA"
propõe a visão de uma interligação ecológica de todos os eventos que ocorrem na Terra e da qual fazemos parte, de forma fundamental. Em muitos pontos, este livro é considerado pelos admiradores de Capra um dos mais profundos escritos por si. É defendido, aí, o conceito de Ecologia Profunda - termo que na obra é considerado mais apropriado que o termo 'holístico', "acusado" pelo autor de já ter sido bastante "gasto" por pessoas que se apropriaram erroneamente da palavra para usos menos dignos.

Para quem quiser conhecer melhor este investigador escritor, pode consultar o seu site pessoal: http://www.fritjofcapra.net/ Posted by Picasa

Comments: Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

archives