sábado, março 4

 

Entrelinhas das "plantas carnívoras"

Dionaea Muscipula, é o nome científico da minha planta "carnivora". É uma planta fantástica e muito sensível.
A dionaea muscipula é original dos pântanos da Flórida (E.U.A.) onde vive em ambientes pantanosos, muito pobres em azoto. Assim, para colmatar essa falta de azoto, ela desenvolveu um mecanismo de sobrevivência, que consiste em "caçar" insectos que lhe forneçam esse elemento essencial à vida.
O facto de as suas folhas terem a capacidade de se fechar sobre a sua presa com velocidades que atingem os 1/30 segundos é algo raro na Flora e fascinante nesta planta.
Na altura da Primavera a planta dá esta flor branca brutal (na foto).

Algumas recomendações para quem quiser ter uma planta destas:
1) A planta não come dedos...LOL!
2) A planta dispende muita energia ao fechar as "mandibulas", pelo que não é aconselhável andar sempre a "provocar" a planta pondo-lhe insectos ou objectos só para a ver fechar...Ela pode entrar em stress e morrer!
3) A planta não gosta de ambientes muito frios, mas sim húmidos, quentes e com muita luz (marquises são excelentes);
4) Não colocar água da torneira directamente na planta! É mais aconselhável usar água destilada (água da chuva), que deve ser colocada no prato que serve de suporte ao vaso que deve ter um buraco para a planta poder absorver a água.

Para quem estiver interessado em conhecer melhor a diversidade de espécies de plantas carnívoras, aconselho este site muito bom: (http://www.naturlink.pt/canais/Artigo.asp?iArtigo=1949&iLingua=1)

Posted by Picasa

Comments: Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

archives