quinta-feira, maio 25

 

Entrelinhas do Dia Internacional das Crianças e Jovens Desaparecidos...

Hoje comemora-se o Dia Internacional das Crianças Desaparecidas!

A linha SOS Criança Desaparecida, do Instituto de Apoio à Criança (IAC) recebeu e acompanhou de Maio de 2004 até final de 2005, um total de 48 casos de desaparecimentos, sendo que vinte dos desaparecidos tinham entre os 12 -17 anos, quatorze delas entre 1 - 5 anos e sete ente os 6 - 11 anos.
São do distrito de Lisboa, dezanove das 48 crianças e jovens desaparecidos.

Uma das iniciativas partilhadas no seio da Federação Europeia das Crianças
Desaparecidas e Exploradas Sexualmente
é a utilização de um mesmo símbolo: a Flor de Miosótis, vulgarmente conhecida por «Não Me Esqueças».

Para sinalizar este dia, recomendo que leiam o Livro "Encontrei o Principezinho" de Jorge Cabral dos Santos, numa carta aberta a Antoine de Saint-Exupéry (autor do livro "O Principezinho"), sobre o desaparecimento de um amigo.

Este livro comovente é dedicado ao jovem escuteiro Tiago Francisco, que desapareceu a 23 de Julho de 1987, na Serra da Arrábida, e que até agora não se sabe do seu paradeiro...

Quando via o antigo programa "Casos de Policia" na SIC, e mostravam as fotografias dos jovens e crianças desaparecidos, ao som da Canção "Runaway Train" dos Soul Asylum, sentia um arrepio em todo o corpo, quando via a foto do Tiago Francisco... era uma sensação estranha, porque sentia que podia ser Eu, devido às semelhanças que tinhamos: o mesmo nome, o facto de também ser escuteiro na altura, o gostar de andar de BTT, a curiosidade em explorar grutas e de andar sozinho pelas serras, o contacto com a natureza...

Tive alturas em que só de ouvir a música "Runaway Train", ou a palavra "Serra da Arrábida"... lembrava-me dele... e sentia aquele arrepio, que me emocionava de tal forma, que me vinham as lágrimas aos olhos.

Penso que mais dificil que aceitar a morte de alguém que nos é próximo, é viver com a incerteza e a angustia de não saber nada de alguém que nos é querido, e que desapareceu de repente.
Porque para o Ser Humano existe sempre esperança, mesmo quando ela se expressa de forma inconsciente...

 Posted by Picasa

Comments:
Havia tanto para dizer...e eu sem tempo ...tanto para fazer ...e eu sem tempo...tantas coisas que não disse e não fiz .... e ao perder-te vou descobrir que afinal o tempo até me sobra no vazio que tu deixaste...TANTO TEMPO SEM TI.....
 
Assustador o que se conhece desses desaparecimentos que se repetem todos os dias.
Deprimentes certos casos que envolvem familiares, onde não se consegue entender o que se passa na mente dessas pessoas...
 
andava eu a cuscar uns blogs e encontrei-o...sou um antigo formando seu (2004-05) do CFP de Setubal e ate ja tinha saudades d falar csg..um grande abraço

brunoperiquito@gmail.com
 
Looking for information and found it at this great site... »
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

archives