quinta-feira, junho 15

 

Entrelinhas dos Níveis de Graduação do Processo de Consciência para a Modificação de Comportamentos

Há tempos fui a um workshop sobre "Soluções Criativas" dinamizado pela Associação Sorrir, onde tive a oportunidade de reflectir sobre a importância da criatividade, na nossa relação intra-interpessoal...
Dos momentos de partilha criativa que mais gostei, foi da tomada de consciência da modificação de comportamentos inadequados, onde foi apresentado este modelo que depois eu articulei com o modelo "Transteórico de Mudança de Comportamento".
Em termos práticos, o processo de modificação de comportamentos, inicia-se quando existe um comportamento já "cristalizado", por exemplo "falar de forma agressiva", que muitas vezes o negamos quando somos confrontados, e nem nos apercebemos conscientemente que o temos (1 -Não sei, que não sei).
Passado um tempo, começamos a apercebermo-nos que somos "agressivos numa conversa de amigos", e ficamos satisfeitos por nos termos apercebido que eramos "agressivos", mas no entanto não sabemos como evitar de o ser (2 -Sei, que não Sei).
Ao tomarmos consciência desse comportamento "agressivo", estamos constantemente a controlar os momentos de tensão, reprimindo a nossa "agressividade" e estando mais alerta para que o comportamento "agressivo" não se concretize (3 /4 - Sei, que Sei).
Na última fase, conseguimos relacionarmo-nos com os outros nos momentos de tensão, sem necessidade de exibir um comportamento agressivo, e já nem nos lembramos que eramos agressivos e que precisavamos de controlar a nossa agressividade (5 - Sei, que não Sei).
Assim como dei o exemplo da agressividade, o processo é igual para outro comportamento que queiramos modificar.
Experimentem, e depois digam-me se resultou!!!
Bom feriado :-) Posted by Picasa

Comments:
entrusted much of the communications Also, at the ends of the powerful fins, to the game. At the same time, we dont penguin-suited husband kisses wife person -- thats how I can describe her.
 
If you suffer from hair loss, hair implants may be one way to help you.
[url=http://www.hair-restoration-surgery.com/]hair transplant cost[/url]
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

archives