terça-feira, julho 18

 

Entrelinhas do MEDO...

Até ao próximo dia 6 de Agosto, estará a decorrer no Centro Cultural Emmerico Nunes, em Sines, uma exposição de pintura de Ivo Meco, alusiva ao medo, com o tema "Bestiário".

Esta exposição pretende expressar através da pintura o rosto do medo camuflado nas vivências do Ser Humano.
Para o artista um dos maiores medos é o do sofrimento, sendo este responsável pela origem de outros medos...

Penso que o "medo" é um instinto inato que faz parte da filogénese do ser humano, e que tem como função adaptativa assegurar a nossa sobrevivência e a nossa representação nas gerações seguintes, face a eventuais situações de perigo.
Assim sendo, o "medo" é um sinal de alerta perante uma situação que ainda desconhecemos ou perante uma situação que já vivenciámos e foi desagradável.

O problema do medo reside na sua generalização, na forma como foi e é "adulterado", através de um processo de construção social e cultural (superstições, crenças, preconceitos...)!
Neste sentido, o maior medo do medo, é o medo culturalmente adquirido de forma ignorante, porque não tem uma função adaptativa e preventiva, mas sim exagerada e distorcida da realidade!

Para mim, os medos não precisam de ser enjaulados ou prisioneiros em jaulas exteriores a nós, porque os medos fazem parte da nossa natureza, do nosso desenvolvimento biopsicossocial!

Penso que o importante é libertar os medos, compreender a ressonância positiva que têm sobre nós, e aprender a aceitá-los como "despertador existêncial" do momento de mudança!!! Posted by Picasa

Comments:
Wonderful and informative web site. I used information from that site its great. » » »
 
Looking for information and found it at this great site... Omaha malpractice attorney Decks patios driveways phillipsburg kansas Home insurance new owner
 
O medo é o oposto do amor, e para mim uma energia do ego.Aquilo de que falas é o instinto do ser humano.Esse que nos alerta para os perigos através da voz subtil da intuição.Um imenso trabalho de reverberação do medo para o amor é a única saída para a humanidade.A mudança das crenças é essencial para que esse trabalho seja feito.Precisamos mudar o "mundo", a mente, para começar a ver as mudanças que tanto queremos...
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

archives