domingo, abril 16

 

Entrelinhas do Beijo de Judas a Jesus...Traição ou Cumplicidade?!

Na sequência do Dia do Beijo (dia 13 Abril) e da comemoração do Domingo de Páscoa, em que os cristãos revivem de forma simbólica a morte e ressureição de Jesus... fui surpreendido hoje de manhã ao ver o programa "Olhar o Mundo" no canal TV2, sobre o Evangelho de S. Judas Iscariotes.
Sabia da existência de outros evangelhos gnósticos, nomeadamente o Evangelho de S. Tomé, retratado muito bem no espectacular filme "O Estigma".
Pensa-se que o Evangelho de S. Judas, foi escrito aproximadamente no ano 300 e revela que Judas não foi o traidor que vendeu Jesus por algumas moedas, mas o discípulo encarregado da mais difícil missão: a de sacrificá-lo.
O texto está escrito num papiro de 26 páginas encontrado no Egito em 1978 e circulou desde então por antiquários... mas cuja idade e conteúdo eram desconhecidos.
No passado dia 6 de Abril de 2006, a organização National Geographic divulgou os resultados da restauração e tradução do "Evangelho de S. Judas".
As análises de carbono 14, a tinta, o estilo de redação e o conteúdo levaram à conclusão de que se trata de um texto escrito por volta do ano 300.
Neste sentido, a Direcção da Organização National Geographic, qualificou este achado, como um dos três textos antigos mais importantes descobertos no último século, junto aos manuscritos do Mar Morto e aos de Nag Hammadi (Egipto).
A existência do "Evangelho de S. Judas" era conhecido por uma referência feita pelo bispo Irineo de Lyon no tratado "Contra a heresia".
Mas até agora ninguém sabia o que o texto dizia, e ao ser desvendado, a imagem de Judas Iscariotes, protótipo da traição e da mentira no cristianismo, foi posta em causa...
O texto começa assim: "O relato secreto da revelação que Jesus fez em conversas com Judas Iscariotes uma semana antes da celebração da Páscoa".
O documento revela Judas como "o único discípulo que conhece a verdadeira identidade de Jesus", segundo George Wurst, professor da Universidade de Augsburg, na Alemanha.
De acordo com o texto, Judas não O traiu, pois "só fez o que Jesus lhe pedira", afirmou Craig Evans, professor de Novo Testamento do Acadia Divinity College, no Canadá.
O manuscrito retrata Jesus dizendo a Judas: "Tu superarás todos eles. Tu sacrificarás o homem que me cobre".
Segundo se consta, o texto enquadra-se na tradição dos cristãos gnósticos, que enfatizavam a importância do conhecimento, ou "gnosis", em grego. Não se trata do conceito actual de conhecimento, mas de um conhecimento espiritual, expressado pela manifestação divina dentro do ser humano, que permite que a essência da pessoa escape da prisão do corpo e se eleve ao espaço celestial.
Nesta perspectiva, tendo em consideração o documento, Judas, ao entregar Jesus à morte, facilita a sua saída do corpo e a libertação da divindade que Ele tinha em si, disse Wurst.
Não é a primeira vez em que é citada a hipótese de que Judas agiu por indicação de seu mestre ao entregá-Lo com um beijo. No entanto, este é o primeiro texto antigo que defende essa visão.
Segundo o investigador Evans, pensa-se que em duas ocasiões, Jesus pediu coisas em privado a dois de seus discípulos, segundo o Novo Testamento... no entanto especula-se que em uma terceira ocasião, Jesus pediu em particular a Judas, para o entregar às autoridades da época.
Na opinião de Elaine Pagels, professora da Universidade de Princeton (EUA): "É possível que o Evangelho de Judas tenha sido preservado na memória, e que os outros discípulos não soubessem disso"... e acrescenta que os quatro Evangelhos (S. Mateus, S. Marcos, S. Lucas e S. João) aceites pelo cânone cristão relatam apenas os actos públicos de Jesus, mas não conversas privadas.
No entanto, é de se esperar que o "Evangelho de S. Judas" não seja lido nas igrejas na Semana Santa. Segundo o padre Donald Senior, presidente da União Católica de Teologia dos EUA, "o texto não se baseia em nenhuma tradição histórica, e apesar de mencionar personagens dos livros canônicos, apenas pode ser considerado uma expressão de uma teologia específica, a gnóstica, na sua concepção do corpo humano e da criação, que são muito diferentes da dos Evangelhos aceites pela Igreja Católica..."
Face ao exposto, outro mistério ainda por ser desvendado... é quem escreveu o texto. Pelo que se sabe, em nenhum lugar afirma-se que o autor tenha sido Judas, mas também não se sabe exactamente quem escreveu os quatro Evangelhos, apesar de eles serem conhecidos como de Mateus, Marcos, Lucas e João. Posted by Picasa

Comments:
Pois, mistérios... mistérios...
A mim, só me ocorre perguntar: a quem interessa tantos mistérios?
Porquê tanta alteração, tanta omissão, tantos interesses em como deve ser dado a conhecer às pessoas
tudo aquilo que se passou?
Porquê escolher este escrito em vez daquele, porquê apagar, retirar, escolher?
Porquê estes Evangelhos e não (ou também) os outros???...
Mistérios, mistérios...mistérios...
 
Pois..também me questiono por vezes sobre o porquê de tantos mistérios...mas reconheço que provavelmente no que diz respeito às alterações, omissões e a forma como foram escolhidos os evangelhos, pode ter sido por naquela altura serem um bom instrumento de manipulação do povo... Por vezes o exercicio de PODER sobre os outros, passa por ocultar ou economizar a informação, como forma de ter um ascendente sobre os outros...
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

archives