terça-feira, maio 30
Entrelinhas da Feira do Livro...
Para quem ainda não foi visitar, pode consultar o site da Feira do Livro, onde são divulgados os livros do dia com descontos de 50%.
Para quem não tem paciência (ou tempo?!) para ler livros, aqui fica alguns resumos de obras literárias importantes! eheheh
Leon Tolstoi -"GUERRA E PAZ" (1800 paginas), resumo :
Um rapaz não quer ir à guerra e por isso Napoleão invade Moscovo.
A rapariga casa-se com outro. FIM.
Luis de Camões - "LUSIADAS" (várias edições), resumo:
Um poeta com insónias decide chatear o Rei e contar-lhe uma história de marinheiros que, depois de alguns problemas (logo resolvidos por uma deusa porreiraça), tem o justo prémio numa ilha cheia de gajas boas. FIM.
Gustave Flaubert -"MADAME BOVARY" (378 paginas), resumo :
Uma dona de casa engana o marido com o padeiro, o leiteiro, o carteiro o homem do talho, o merceeiro e um vizinho cheio de massa. Envenena-se e morre. FIM.
William Shakespeare -"HAMLET" , resumo :
Um príncipe com insónias passeia pelas muralhas do castelo, quando o fantasma do pai lhe diz que foi morto pelo tio que dorme com mãe, cujo homem de confiança é o pai da namorada que entretanto se suicida ao saber que o príncipe matou o seu pai para se vingar do tio que tinha morto o pai do seu namorado e dormia com a mãe. O príncipe mata o tio que dorme com a mãe, depois de falar com uma caveira e morre, assassinado pelo irmão da namorada, a mesma que era doida e que se tinha suicidado. FIM.
NOVO TESTAMENTO ( 4 versões ), resumo:
Uma mulher com insónias dá à luz um filho cujo pai é> uma pomba, o filho cresce e abandona a carpintaria> para formar uma seita de pescadores. Por causa de um bufo, é preso e morre. FIM.
quinta-feira, maio 25
Entrelinhas do Dia Internacional das Crianças e Jovens Desaparecidos...
A linha SOS Criança Desaparecida, do Instituto de Apoio à Criança (IAC) recebeu e acompanhou de Maio de 2004 até final de 2005, um total de 48 casos de desaparecimentos, sendo que vinte dos desaparecidos tinham entre os 12 -17 anos, quatorze delas entre 1 - 5 anos e sete ente os 6 - 11 anos.
São do distrito de Lisboa, dezanove das 48 crianças e jovens desaparecidos.
Uma das iniciativas partilhadas no seio da Federação Europeia das Crianças
Desaparecidas e Exploradas Sexualmente é a utilização de um mesmo símbolo: a Flor de Miosótis, vulgarmente conhecida por «Não Me Esqueças».
Para sinalizar este dia, recomendo que leiam o Livro "Encontrei o Principezinho" de Jorge Cabral dos Santos, numa carta aberta a Antoine de Saint-Exupéry (autor do livro "O Principezinho"), sobre o desaparecimento de um amigo.
Este livro comovente é dedicado ao jovem escuteiro Tiago Francisco, que desapareceu a 23 de Julho de 1987, na Serra da Arrábida, e que até agora não se sabe do seu paradeiro...
Quando via o antigo programa "Casos de Policia" na SIC, e mostravam as fotografias dos jovens e crianças desaparecidos, ao som da Canção "Runaway Train" dos Soul Asylum, sentia um arrepio em todo o corpo, quando via a foto do Tiago Francisco... era uma sensação estranha, porque sentia que podia ser Eu, devido às semelhanças que tinhamos: o mesmo nome, o facto de também ser escuteiro na altura, o gostar de andar de BTT, a curiosidade em explorar grutas e de andar sozinho pelas serras, o contacto com a natureza...
Tive alturas em que só de ouvir a música "Runaway Train", ou a palavra "Serra da Arrábida"... lembrava-me dele... e sentia aquele arrepio, que me emocionava de tal forma, que me vinham as lágrimas aos olhos.
Penso que mais dificil que aceitar a morte de alguém que nos é próximo, é viver com a incerteza e a angustia de não saber nada de alguém que nos é querido, e que desapareceu de repente.
Porque para o Ser Humano existe sempre esperança, mesmo quando ela se expressa de forma inconsciente...
segunda-feira, maio 22
Entrelinhas de "I will Survive"!!!
No Coments...
Entrelinhas de "Simply the best (worst)"
quarta-feira, maio 17
Entrelinhas do Dia Mundial Contra a Homofobia...
Comemora-se hoje o Dia Internacional Contra a Homofobia, e contra a tipificação de género baseado em esterótipos sexuais e preconceitos geracionais!
Penso que o maior desafio da humanidade, é (re)aprender a gostar afectivamente, emocionalmente e psicologicamente de pessoas, independentemente do sexo, da religião, da raça e da orientação sexual...
Para sinalizar este dia, aconselho a irem ver no Teatro Maria Matos a peça "Laramie", que está em estreia só até ao dia 21 de Maio, e faz uma reflexão muito interessante sobre as entrelinhas da homofobia.Lembrei-me desta frase de Saint-Exupéry:
"Se sou diferente de Ti,
longe de te diminuir,
AUMENTO-TE..."
terça-feira, maio 16
Entrelinhas de um pequeno instante que foi um grande momento...
Dedico esta canção "Per Te" de Josh Groban, a uma pessoa muito especial que fez (e continua a fazer) parte da minha trajectória de (des)encontros das entrelinhas de mim:
"...A nossa história começa na total escuridão
Onde o mistério ultrapassa a nossa compreensão
A nossa história é o esforço para alcançar a luz
Meu amor, o impossível seduz
O meu tesouro és tu
Eternamente tu
Não há passos divergentes para quem se quer (Re)Encontrar..."
segunda-feira, maio 15
Entrelinhas do Livro "Terras de Mentes"
Já algum tempo que tenho acompanhado as publicações de Vítor Rodrigues, que conta já com oito títulos anteriormente publicados, entre os quais a Teoria Geral da Estupidez Humana e quatro manuais de Desenvolvimento Pessoal e Auto-Ajuda, com exercícios práticos.
Assim como participado em alguns dos seus workshops sobre "Estados Modificados de Consciência" (que são o objecto de estudo da Psicologia da Consciência), conferências e palestras através da ALUBRAT (vejam o programa do 6º Ciclo de Estudos para o ano 2006).
O actual livro "Terras de Mentes", vem prefaciada pelo Prof. Doutor Mário Simões, psiquiatra e docente universitário (investigador do estudo de experiências de quase-morte), e apresenta um capítulo introdutório seguido por trinta pequenos contos fantásticos – que são, na verdade, transcrições quase directas de sessões ocorridas em consultório.
Trata-se, pois, de uma apresentação realmente fiel e verídica da estranheza inerente a muitas consultas de Terapia Regressiva embora também surjam sessões desenvolvidas a partir de temas como a magia negra ou a presumível presença de obsessores espirituais.
Uma obra absorvente que levanta inúmeras questões acerca da natureza do ser humano e da possível existência de outros mundos ou dimensões ao mesmo tempo que se revela de leitura fácil e apaixonante pois cada conto fantástico vale por si mesmo enquanto incursão nos vastos e frequentemente insólitos horizontes da mente humana.
Os personagens dos contos tanto podem situar-se em tempo contemporâneo como medieval, época clássica ou mesmo paleolítica. As suas problemáticas giram em torno de sentimentos e vivências que percorrem um largo espectro, dos sentimentos mais rudes e pesados aos mais nobres, da fúria destruidora ao esforço de cura, do egoísmo cego ao altruísmo profundo. Tudo isso numa apresentação literariamente cuidada sendo a própria capa da autoria de Lima de Freitas, saudoso pintor do imaginário, do simbólico e do fantástico..
Todas as obras de Vítor Rodrigues são notáveis e levam o leitor a uma instrospecção profunda sobre a sua existência, pelo que recomendo que comprem o Livro "Terras de Mentes" que custa € 14,00, da colecção Desenvolvimento Pessoal, Editora Pergaminho
quinta-feira, maio 11
Entrelinhas do tema "A homossexualidade continua a ser um tema Durex?”
- Ao ver ontem na TV2, o Programa Revolta dos Pasteis de Nata, sobre o tema "A homossexualidade continua a ser um tema Durex?”, vi este videoclip que expressa de uma forma divertida os preconceitos que persistem na sociedade, quando uma pessoa revela a sua orientação sexual homossexual, num momento de imprudente sinceridade...
O que me leva acreditar que as pessoas mais preconceituosas e, neste caso homofóbicas, são por vezes aquelas que recalcam a sua homossexualidade e preferem discriminar os outros para não se sentirem expostas... é caso para dizer, desconfiar (das entrelinhas) dos comportamentos homofóbicos!!!
Sobre o tema da homossexualidade, existem alguns sites (in)formativos:
Associação Portuguesa de Homossexualidade Masculina
Homofobia - Causas e Consequências
A Opinião do Mundo Gay
PortugalGay.PT
terça-feira, maio 9
Entrelinhas do passado dia 9 Maio de 2003
Encontrei hoje em casa um caderno (que julgava perdido) onde escrevia pensamentos e sentimentos que me ocorriam no momento. Ao rever as minhas reflexões, encontrei este pensamento escrito no dia 9 de Maio de 2003.
"Afastei-me da verdade em certos momentos e,
também, da vida...
Não me sinto incomodado por tal,
foi uma opção como qualquer outra!
Importa agora experimentar, (re)inventar o caminho e,
depois, (re)nascer:
para o ontem e vivê-lo de novo,
com outra energia e,
outras palavras ainda por dizer..."
segunda-feira, maio 8
Entrelinhas de um pensamento do dia...
"Senti no meu corpo e na minha alma
que precisava muito do pecado,
precisava da luxúria, da ambição e da vaidade,
precisava do desespero mais ultrajante,
para aprender a não lhes resistir,
para aprender a amar o mundo,
para não mais o comparar com qualquer outro mundo
por mim desejado ou imaginado,
com uma forma de perfeição concebida por mim,
mas sim para o deixar ser como é,
para amá-lo
e sentir-me feliz
por lhe pertencer..."
domingo, maio 7
Entrelinhas do Dia da Mãe...
Dedico a todas as (futuras) mães, esta canção "Teardrop" da banda Massive Attack.
Love, love is a verb
Love is a doing word
Fearless on my breath
Gentle impulsion
Shakes me makes me lighter
Fearless on my breath
Teardrop on the fire
Fearless on my breath
Nine night of matter
Black flowers blossom
Fearless on my breath
Black flowers blossom
Fearless on my breath
Teardrop on the fire
Fearless on my breath
Water is my eye
Most faithful mirror
Fearless on my breath
Teardrop on the fire of a confession
Fearless on my breath
Most faithful mirror
Fearless on my breath
Teardrop on the fire
Fearless on my breath
Stumbling a little
Stumbling a little
sábado, maio 6
Entrelinhas de um pensamento...
"Faz parte da Essência do Amor
querer Amar sempre,
mas é um facto que amamos apenas momentaneamente.
Assim, a Verdade do Amor não concorda com a Experiência do Amor"
Clément Rosset,
Le principe de Cruanté
Entrelinhas da música "Hotel california" - Eagles
Warm smell of colitas, rising up through the air
Up ahead in the distance, I saw a shimmering light
My head grew heavy and my sight grew dim
I had to stop for the night
There she stood in the doorway;
I heard the mission bell
And I was thinking to myself,
'This could be Heaven or this could be Hell'
Then she lit up a candle and she showed me the way
There were voices down the corridor,
I thought I heard them say...
Welcome to the Hotel California
Such a lovely place
Such a lovely face
Plenty of room at the Hotel California
Any time of year, you can find it here
Her mind is Tiffany-twisted, she got the Mercedes bends
She got a lot of pretty, pretty boys, that she calls friends
How they dance in the courtyard, sweet summer sweat.
Some dance to remember, some dance to forget
So I called up the Captain,
'Please bring me my wine'
He said, 'We haven't had that spirit here since nineteen sixty nine'
And still those voices are calling from far away,
Wake you up in the middle of the night
Just to hear them say...
Welcome to the Hotel California
Such a lovely place
Such a lovely face
They livin' it up at the Hotel California
What a nice surprise, bring your alibis
Mirrors on the ceiling,
The pink champagne on ice
And she said 'We are all just prisoners here, of our own device'
And in the master's chambers,
They gathered for the feast
The stab it with their steely knives,
But they just can't kill the beast
Last thing I remember, I was
Running for the door
I had to find the passage back
To the place I was before
'Relax,' said the night man,
We are programmed to receive.
You can checkout any time you like,
but you can never leave!
sexta-feira, maio 5
Entrelinhas da música "Creep" - Radiohead
Couldn't look you in the eye
You're just like an angel
Your skin makes me cry
You float like a feather
In a beautiful world
I wish I was special
You're so fucking special
But I'm a creep
I'm a weirdo
What the hell am I doing here?
I don't belong here
I don't care if it hurts
I want to have control
I want a perfect body
I want a perfect soul
I want you to notice when I'm not around
You're so fucking specialI wish I was special
But I'm a creep
I'm a weirdo
What the hell I'm doing here?
I don't belong here
She's running out again
She's running out
She runs runs runs
Whatever makes you happy
Whatever you want
You're so fucking special
I wish I was special
But I'm a creep
I'm a weirdo
What the hell am I doing here?
I don't belong here
I don't belong here
quinta-feira, maio 4
Entrelinhas da música "Comforting Sounds" - Mew
I don't feel alright
In spite of these
comforting sounds you
makeI don't feel alright
Because you make promises
that you break
Into your
house
Why don't we share
Our solitude?
Nothing is pure
Anymore
But solitude
It's hard to make
sense
Feels as if I'm sensing you
through a lens
If someone else
comes
I'll just sit here listening
to the drums
Previously
I never called
It solitude
And probably you know
All the dirty shows I've put
on
Blunted and exhausted like
anyone
Honestly I tried to avoid
it
Honestly
Back when we were kids,
We would always know when to
stop
And now all the good kids are
messing up
Nobody has gained or
accomplished
Anything
terça-feira, maio 2
Entrelinhas de uma semana de férias!
Estive a passar uns dias na Comporta, com os meus inseparáveis "miúdos" (na foto eu e a Vénus), onde podemos desfrutar da bela Praia da Comporta e da simpática esplanada do restaurante-bar ao pé da praia, na companhia de amigos...
De regresso à Península de Setúbal, estivemos também na Praia do Meco e da Fonte da Telha (as minhas praias de eleição), onde pude fazer naturismo e reforçar a minha cumplicidade com a natureza e com a envolvência do mar... que traduz uma sensação de liberdade e de comunhão com o todo!
Fizemos campismo selvagem na Praia da Fonte da Telha, onde contemplamos o pôr do sol e a chegada da noite com o fantástico brilho das estrelas!
Durante a noite o Marte e a Vénus deitaram a tenda abaixo umas 2 vezes, pois andavam hiperactivos por ter sido a primeira vez que acampavam... mas depois lá sossegaram e dormimos juntos... bem aconchegados e quentinhos.
Também passeamos pela Serra da Arrábida e estivemos na Praia dos Coelhos e no Portinho da Arrábida, onde encontramos a magnífica cobra de escada (Elaphe scalaris), semelhante à da foto, que é considerada uma das cobras mais agressivas do nosso país, mas que felizmente não é venenosa. A título de curiosidade, foi encontrado em Alicante (sudeste de Espanha), uma cobra da mesma espécie mas com duas cabeças!!!
Agora, mais férias... só para Agosto :-(